2006
Teatro
Educativo: Foram desenvolvidas atividades teatrais com dois
grupos de educandos da E.E. Jardim das Rosas, dentro da escola e na
Fundação Cultural de Serrana, de abril a outubro de 2006, com
reuniões semanais de duas horas de duração com cada grupo, às
6as. Feiras, desenvolvendo e dramatizando temáticas de interesse,
próprias das idades dos jovens envolvidos, inserindo-os dentro de um
contexto ecológico amplo, onde se procurava compreender dentro do
conceito, como indissociáveis o aspecto humano do ambiental.
Concomitantemente
foram realizadas atividades com os educadores envolvendo
fundamentação teórica sobre autoconhecimento, dinâmicas de grupo,
dramatizações de conflitos vivenciados e mesas redondas de diálogo,
abordando as dificuldades dos professores em lidar com a hostilidade
dos alunos, desenvolvidas de março a outubro de 2006, com reuniões
semanais de uma hora de duração, às 4as. feiras, nos horários do
HTPC e reuniões com o grupo todo de educadores, com 4 horas de
duração, aos sábados, uma vez ao mês.
2007
Projeto
Teatral Pigmalião: Em
2007 fizemos o primeiro experimento de empoderamento de longa duração com o método
Pigmalião. O projeto foi desenvolvido dentro da EMEF Prof. Maria
Antônia Sellegato de Serrana/SP, tendo como proposição despertar
potencialidades de inteligência em crianças do ensino fundamental
de 1.ª a 4.ªs séries, envolvendo sensibilização,
autoconhecimento, desenvolvimento aptidões artísticas, através da
arte teatral. Foram produzidas três peças de teatro, no período
entre março e dezembro de 2007, com dois grupos de alunos, que se
fundiram em um para as apresentações. Os textos foram criados pelos
próprios atores e alinhavados, em favor de um sentido artístico,
com a ajuda do professor.
Os
resultados obtidos surpreenderam educadores, demais alunos e pais dos
alunos que assistiram aos espetáculos. As crianças, a despeito de
tão pouco tempo de preparação (dois meses, com dois ensaios
semanais) tiveram um desempenho exemplar. O comportamento do grupo,
decorando o texto, concentrando-se, interpretando os papéis,
expressando-se vocalmente de maneira articulada e audível para
plateias em torno de 300 pessoas, além da expressão corporal, foi
compatível a um retorno esperado de um grupo de adultos. A terceira
peça superou ainda mais as expectativas, com uma temática mais
complexa e textos longos dos personagens.
A
apresentação da primeira peça no final de abril de 2007, deflagrou
uma grande procura dos alunos da escola pelas aulas. Os alunos foram
divididos em dois grandes grupos por período, um deles chegando a
conter perto de 100 crianças. Reorganizados em grupos menores, novos
talentos se revelaram. Ao final do período letivo um novo
levantamento foi realizado e 423 alunos, dos 600 que a escola
possuía, se manifestaram interessados em participar do projeto.
Os
temas de natureza ecológica sempre estiveram presentes entre as
escolhas das crianças que misturados aos contos de fadas, compuseram
as histórias. O professor incitou as crianças a resolverem os
problemas atuais que a humanidade enfrenta, envolvendo as tecnologias
produtivas e economia, que enriqueceram ainda mais as histórias
elaboradas e estimularam a criação de soluções inovadoras para as
questões.
As
peças foram apresentadas na escola, na praça central da cidade e no
Serrana Esporte Clube.
METODOLOGIA EMPREGADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário