METODOLOGIA APLICADA





2006

Teatro Educativo: Foram desenvolvidas atividades teatrais com dois grupos de educandos da E.E. Jardim das Rosas, dentro da escola e na Fundação Cultural de Serrana, de abril a outubro de 2006, com reuniões semanais de duas horas de duração com cada grupo, às 6as. Feiras, desenvolvendo e dramatizando temáticas de interesse, próprias das idades dos jovens envolvidos, inserindo-os dentro de um contexto ecológico amplo, onde se procurava compreender dentro do conceito, como indissociáveis o aspecto humano do ambiental.

Concomitantemente foram realizadas atividades com os educadores envolvendo fundamentação teórica sobre autoconhecimento, dinâmicas de grupo, dramatizações de conflitos vivenciados e mesas redondas de diálogo, abordando as dificuldades dos professores em lidar com a hostilidade dos alunos, desenvolvidas de março a outubro de 2006, com reuniões semanais de uma hora de duração, às 4as. feiras, nos horários do HTPC e reuniões com o grupo todo de educadores, com 4 horas de duração, aos sábados, uma vez ao mês.


2007

Projeto Teatral Pigmalião: Em 2007 fizemos o primeiro experimento de empoderamento de longa duração com o método Pigmalião. O projeto foi desenvolvido dentro da EMEF Prof. Maria Antônia Sellegato de Serrana/SP, tendo como proposição despertar potencialidades de inteligência em crianças do ensino fundamental de 1.ª a 4.ªs séries, envolvendo sensibilização, autoconhecimento, desenvolvimento aptidões artísticas, através da arte teatral. Foram produzidas três peças de teatro, no período entre março e dezembro de 2007, com dois grupos de alunos, que se fundiram em um para as apresentações. Os textos foram criados pelos próprios atores e alinhavados, em favor de um sentido artístico, com a ajuda do professor.

Os resultados obtidos surpreenderam educadores, demais alunos e pais dos alunos que assistiram aos espetáculos. As crianças, a despeito de tão pouco tempo de preparação (dois meses, com dois ensaios semanais) tiveram um desempenho exemplar. O comportamento do grupo, decorando o texto, concentrando-se, interpretando os papéis, expressando-se vocalmente de maneira articulada e audível para plateias em torno de 300 pessoas, além da expressão corporal, foi compatível a um retorno esperado de um grupo de adultos. A terceira peça superou ainda mais as expectativas, com uma temática mais complexa e textos longos dos personagens.

A apresentação da primeira peça no final de abril de 2007, deflagrou uma grande procura dos alunos da escola pelas aulas. Os alunos foram divididos em dois grandes grupos por período, um deles chegando a conter perto de 100 crianças. Reorganizados em grupos menores, novos talentos se revelaram. Ao final do período letivo um novo levantamento foi realizado e 423 alunos, dos 600 que a escola possuía, se manifestaram interessados em participar do projeto.

Os temas de natureza ecológica sempre estiveram presentes entre as escolhas das crianças que misturados aos contos de fadas, compuseram as histórias. O professor incitou as crianças a resolverem os problemas atuais que a humanidade enfrenta, envolvendo as tecnologias produtivas e economia, que enriqueceram ainda mais as histórias elaboradas e estimularam a criação de soluções inovadoras para as questões.

As peças foram apresentadas na escola, na praça central da cidade e no Serrana Esporte Clube.

METODOLOGIA EMPREGADA

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