MUDANDO A CULTURA DO LIXO


PROJETO CULTURAL DE APOIO AO PILOTO DE COLETA SELETIVA DE LIXO

OBJETIVOS:

  • Apoiar a iniciativa da Prefeitura Municipal, Universidade de São Paulo e Ministério Público, na implantação do processo de coleta seletiva de lixo no município de Serrana através de ações culturais-educativas.
  • Envolver e comprometer toda rede educacional, municipal, estadual e particular no processo.
  • Envolver e comprometer todo universo empresarial de Serrana no processo.
  • Criar um programa de apoio a catadores e seletores de lixo, na tentativa de restabelecer sua saúde física e mental, além de sua cidadania, através de ações culturais-educativas.
  • Transformar Serrana num município referência ecológica quanto a destinação e processamento correto de todo tipo de lixo produzido na cidade.
  • Atrair a grande mídia obtendo divulgação espontânea de matérias quanto ao projeto.
  • Atrair investimento público e privado, de diversas organizações nacionais e internacionais em apoio a iniciativa.


PLANO DE AÇÃO:

  • Reunir os mais diversos setores da prefeitura, apresentar o projeto a todos os funcionários públicos e eventuais terceiros contratados e relacionados, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa.
  • Visitar cada uma das escolas do município, apresentar o projeto a todos os educadores convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa.
  • Visitar todas as salas de aulas das escolas, fazer uma apresentação artística e desafiadora do projeto aos estudantes, convidando-os a se tornarem os protagonistas propagadores, se integrando às ações artísticas que serão empreendidas para realizar o projeto.
  • Apresentar aos estudantes os papéis que exercerão nas produções artísticas: cinegrafistas, editores e produtores de vídeo, web designers, produtores de sites, blogs e postagens de matérias na internet, atores, repórteres, apresentadores e diversos apoiadores de “back ground”, na produção de UM GRANDE DOCUMENTÁRIO sobre o projeto, onde realizarão intervenções teatrais de rua para convencimento da população a participar e apoiar suas diversas fases, gravarão, editarão e postarão todo material em um canal na internet, farão o roteiro e toda produção do DOCUMENTÁRIO, farão reportagens com munícipes, autoridades, empresários, cientistas e profissionais das diversas áreas de mídia, produzindo matérias para alimentar o blog, site e páginas de redes sociais na internet e via Watts App.
  • Integrar à iniciativa da coleta seletiva outras ações ecológicas que possam estimular ainda mais a consciência de crianças e jovens quanto à preservação ambiental, como pequenas hortas, dentro da filosofia da permacultura e construção de pequenas células e painéis solares para obtenção de fontes de energias alternativas.
  • Iniciar e dar andamento com os estudantes interessados, ao cronograma de ações do projeto.
  • Visitar todos os empresários da cidade, apresentar o projeto a todos, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa além da doação de recursos para seu incremento.
  • Contatar constantemente a mídia em geral informando sobre as ações que estarão sendo empreendidas em todas as fases do projeto.
  • Elaborar projetos de crowdfunding, para concorrer em editais públicos e de instituições de apoio a iniciativas ecológicas nacionais e internacionais, para obtenção de fundos e financiamento das diversas fases do projeto.
  • Gerenciar eventuais projetos aprovados e financiados pelas fontes acima citadas.
  • Realizar pesquisas e avaliações sobre o bom desempenho do projeto.
  • Elaborar e apresentar um relatório final ao fim de cada ano do projeto.
  • Reunir todos os envolvidos para correções e aprimoramento das ações.


CRONOGRAMA FÍSICO:

1º Mês.
  • Reunião com todos os envolvidos no projeto para estabelecer um consenso quanto às ações a serem empreendidas.
  • Apresentar o projeto a todos os funcionários públicos e eventuais terceiros contratados e fornecedores relacionados, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo o obtendo seu apoio na iniciativa.
  • Iniciar as visitas as escolas do município para apresentar o projeto a todos os educadores convencê-los da importância, eficácia do mesmo, obtendo seu apoio na iniciativa.


2º Mês.
  • Visitar todas as salas de aulas das escolas, fazer uma apresentação artística e desafiadora do projeto aos estudantes, convidando-os a se tornarem os protagonistas, propagadores e se integrar às ações artísticas que serão empreendidas para viabilizar o projeto.
  • Apresentar aos estudantes os papéis que exercerão nas produções artísticas: cinegrafistas, editores e produtores de vídeo, web designers, produtores de sites, blogs e postagens de matérias na internet, atores, repórteres, apresentadores e diversos apoiadores de “back ground”, na produção de UM GRANDE DOCUMENTÁRIO sobre o projeto, onde realizarão intervenções teatrais de rua para convencimento da população a participar e apoiar suas diversas fases, gravarão, editarão e postarão todo material em um canal na internet, farão o roteiro e toda produção do DOCUMENTÁRIO, farão reportagens com munícipes, autoridades, empresários, cientistas e profissionais das diversas áreas de mídia, produzindo matérias para alimentar o blog, site e páginas de redes sociais na internet e via Watts App.
  • Entrevistar, catalogar e selecionar os estudantes interessados nas atividades artísticas a serem realizadas.
  • Definir os locais onde estes estudantes selecionados receberão aulas e treinamento para a realização das funções que exercerão nas produções artísticas e iniciar estas atividades.


3º Mês.
  • Prosseguir com as aulas e treinamento para a execução dos papéis que os estudantes exercerão nas produções artísticas.
  • Elaborar as pautas das matérias a serem produzidas inicialmente, relacionar todos os entrevistados e iniciar a elaboração de um roteiro para a produção do documentário.
  • Obter aval por escrito de autoridades, entidades e profissionais da área ecológica e outras personalidades influentes, para compor material de apresentação e divulgação do projeto.
  • Produzir material de divulgação impresso do projeto.
  • Realizar as primeiras gravações das cenas de abertura do documentário.
  • Iniciar as visitas aos empresários da cidade, apresentar o projeto a todos, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa além da doação de recursos para seu incremento.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Realizar as primeiras intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar estas matérias.
  • Iniciar a produção de um “making off” de todas as atividades relevantes do projeto e persistir com a atividade enquanto durar o projeto.
  • Abrir uma conta bancária para depósito das doações obtidas junto a empresários e particulares para financiamento do projeto.
  • Definir forma e destinação dos recursos financeiros obtidos.


4º Mês.
  • Prosseguir com as aulas e treinamento para a realização das matérias que os estudantes farão.
  • Elaborar as novas pautas das novas matérias a serem produzidas.
  • Iniciar a edição das matérias já captadas, das entrevistas e cenas de abertura do documentário.
  • Iniciar a produção do blog, site, páginas e matérias a serem postadas na internet.
  • Alimentar os espaços e canais da internet com as produções realizadas.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Prosseguir com as intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar e postar estas matérias.


5º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com as intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar e postar estas matérias.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.


6º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Prosseguir com as intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar estas matérias.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.
  • Iniciar, com apoio de educadores, outras ações ecológicas que possam estimular ainda mais a consciência de crianças e jovens quanto à preservação ambiental, como pequenas hortas dentro da filosofia da permacultura e construção de pequenas células e painéis solares para obtenção de fontes de energias alternativas.
  • Gravar matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.


7º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.
  • Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
  • Avaliar junto a todos envolvidos com a direção das diversas áreas do projeto, a qualidade do material produzido e postado na internet pelos estudantes, para tentar aferir se tem condições de ser divulgado às grandes mídias. Corrigir imperfeições e aperfeiçoar as ações.


8º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.
  • Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
  • Iniciar a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias e prosseguir com a ação regular e constantemente.


9º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.
  • Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
  • Prosseguir com a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias regular e constantemente.
  • Iniciar um levantamento de oportunidades de concorrência a financiamento de projetos ecológicos junto a sites de crowdfunding, órgãos governamentais, organizações privadas nacionais e internacionais.
  • Elaborar e inscrever projetos para obter financiamento junto às entidades acima arroladas.


10º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.
  • Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
  • Prosseguir com a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias regular e constantemente.
  • Prosseguir com a elaboração e inscrição de projetos ecológicos junto a sites de crowdfunding, órgãos governamentais, organizações privadas nacionais e internacionais.
  • Acompanhar o desempenho dos projetos apresentados.


11º Mês.
  • Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
  • Prosseguir com as edições e postagens na internet.
  • Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
  • Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
  • Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
  • Prosseguir com a montagem do documentário.
  • Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
  • Prosseguir com a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias regular e constantemente.
  • Prosseguir com a elaboração e inscrição de projetos ecológicos junto a sites de crowdfunding, órgãos governamentais, organizações privadas nacionais e internacionais.
  • Acompanhar o desempenho dos projetos apresentados.
  • Iniciar a preparação para implantação e gestão de projetos ecológicos vitoriosos nos editais das entidades relacionadas acima.

12º Mês.
  • Férias,
  • Avaliações e reuniões com todos envolvidos na administração do projeto. Correção de rumos e aperfeiçoamento.

Do 2º ao 4º ano do projeto:
  • Administrar projetos aprovados.
  • Prosseguir e ampliar as ações até que o projeto atinja a cidade toda.
  • Preparar novas equipes para que possam atuar em municípios vizinhos.
  • Terminar a montagem do DOCUMENTÁRIO, postá-lo na internet e promover sua ampla divulgação.


INVESTIMENTO:

Como não há recursos no momento disponíveis ou captáveis pelos órgãos que encabeçam o projeto, uma reunião com os responsáveis se faz necessário para que se avalie o que pode ser obtido de doação e trabalho voluntário, junto a todos eventuais interessados.


EQUIPE DE TRABALHO:

Para a execução total do projeto tal qual relacionado acima, seria necessário a contratação de diversos profissionais das áreas de cinema, vídeo, teatro, internet e atividades correlacionadas a tal empreendimento. Como não há recursos financeiros disponíveis a reunião sugerida acima poderia tratar igualmente do assunto. A sugestão é que se faça o trabalho em pequenos módulos, iniciando em uma determinada região, com um número reduzido de estudantes para que assim possa ser executado pelo menor número de profissionais possível.


CRONOGRAMA FINANCEIRO:

A ser definido quando da decisão dos envolvidos em como produzir o empreendimento.


CONTRAPARTIDA DA ASSOCIAÇÃO OLHOS DÁGUA:

A ASSOCIAÇÃO OLHOS DÁGUA – OSCIP – entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, vem atuando desde então em Serrana e Ribeirão Preto, empreendendo projetos culturais e ecológicos. Venceu em 2009 e 2010, dois editais promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura, quando recebeu recursos para a aquisição dos equipamentos abaixo relacionados, que foram utilizados nos projetos do PONTO DE CULTURA CEQUISABI e PRÊMIO PATATIVA DO ASSARÉ DE LITERATURA DE CORDEL. Tais equipamentos estão disponíveis para serem utilizados em outros empreendimentos culturais e ecológicos e estão disponíveis para a realização do presente projeto.

  • 4 caixas de som amplificadas pata instrumentos musicais, sendo duas portáteis para rádio-volante.
  • 1 amplificador, 1 equalizador, 1 câmara de eco e 2 caixas de som para estúdio.
  • 4 conjuntos de caixas de som amplificadas portáteis para teatro e reportagens de rua
  • 1 contrabaixo, 1 guitarra, 1 violão elétrico, 1 teclado, 1 bateria eletrônica para ensaios e apresentações.
  • 2 afinadores, 1 zabumba, 1 sanfona, 1 triângulo, 1 caixa de repique, apitos e interface captura de som.
  • 10 barracas, 100 bancos de plástico para apresentações ao ar livre.
  • Cabos, extensões, tomadas, adaptadores para montagem de som ao ar livre.
  • 1 mesa de som de 6 canais.
  • Perucas diversas, chapéus, figurinos completos para adultos e acessórios de cena temáticos do projeto.
  • Jogo de ferramentas completo.
  • 1 câmera fotográfica Sony, 1 câmera de vídeo compacta MDV, 1 câmera de vídeo Sony HD compacta, 1 câmera de vídeo Canon com microfone, 1 câmera de vídeo HVR - HD 1000 de alta resolução.
  • Equipamentos, cabos e acessórios para gravações de vídeo e iluminação.
  • 1 mesa de iluminação de 12 canais.
  • 4 conjuntos de microfones sem fio para teatro e reportagens de rua e 1 megafone.
  • 1 Mesa de estúdio com duas prateleiras para computadores.
  • 1 computador para administração do projeto e da OSCIP com impressora Ink Jet A4.
  • 1 computador equipado com softwares, placas e componentes para tratamento de imagem.
  • 1 computador equipado com softwares, placas e componentes para edição de vídeo.
  • 1 DVD com amplificador e caixas de som para apresentações.
  • 2 projetores ( data show) para apresentações.
  • 1 motocicleta Honda 125.
  • 1 perua Kombi de passageiros.
  • 1 máquina de costura e diversos acessórios de corte e costura para figurinos.

Além deste ferramental a ASSOCIAÇÃO OLHOS D’ÁGUA domina o Know How para a gestão de projetos, gestão de pessoal, a criação literária e da dramaturgia, direção de cena, direção de vídeo e internet, criação dos spots da rádio-volante e direção artística geral.


REFERÊNCIAS:

https://teatroregenerativo.blogspot.com/ - Blog em construção.

Referências de Wagner Nogueira – Presidente da OSCIP


Fórum Cultural produzido para Serrana com todos os informes sobre a cidade:


Os trabalhos abaixo indicados, realizados com estudantes da EMEF Maria Celina, foram produzidos em apenas um dia de gravação cada um, sem nenhum ensaio ou preparação dos atores.

http://www.youtube.com/watch?v=v6Fh-TIxkC4 - MCTV Jornal do Agronegócio – HORTA
http://www.youtube.com/watch?v=Bygo8czhjYU - MCTV Jornal do Agronegócio – Supermercado

METODOLOGIA:

JUSTIFICATIVAS:

Porque integrar ECOLOGIA & CULTURA, ECOLOGIA & EDUCAÇÃO, ECOLOGIA & ECONOMIA.

A missão da ASSOCIAÇÃO OLHOS D’ÁGUA é o empoderamento humano. Nos parece impossível promover empoderamento com a visão fragmentada e fragmentadora típica do PENSAMENTO linear humano, que a tudo divide em partes e subtrai o que de seu interesse, descartando o que não absorveu. Somente com uma visão holística do homem, somando e multiplicando seus potenciais é possível empoderá-lo, pela criação em sua mente de um novo ciclo de integração ecológico-cultural.

Serrana teve sua identidade sócio-cultural desfigurada por conta de um fator econômico. Como deve ter acontecido em diversas regiões do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da agroindústria da cana-de-açúcar o município recebeu forte migração de pessoas vindas, principalmente das regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, a ponto de os últimos CENSOs terem indicado que cerca de 70% da população de Serrana ser constituída de migrantes.

Os serviços públicos tornaram-se insuficientes para atender adequadamente todo o contingente humano gerado com esta repentina explosão demográfica. Com isto a população local perdeu parte da qualidade destes e de outros serviços. Pra minimizar o “choque econômico” seriam necessárias, além de ações práticas, outras de natureza especificamente humanitárias. Entretanto nenhuma ação foi tomada para integrar culturalmente estas duas distintas culturas, a nordestina e a do caipira, ocasionando um “choque cultural” que como consequência, mantendo separadas estas “duas populações” no município, manteve igualmente desintegrada a economia da cidade. É consenso do mundo econômico que o dinheiro gera poder e riqueza “circulando”, o que é impossível com esta “fratura” sócio-cultural.

Desde sua fundação a ASSOCIAÇÃO OLHOS D’ÁGUA vem realizando ações, que visam promover a construção de uma nova identidade sócio cultural serranense, através de projetos que integrem as ciências, as artes e as filosofias, propondo uma linguagem unificada, onde as diversas culturas que coexistem na cidade possam se encontrar e dialogar.

A atual projeto piloto de coleta seletiva do lixo é mais uma excelente oportunidade de de integração, onde as ciências, as artes e as filosofias podem encontrar como um ponto em comum, o próprio ser humano HOLÍSTICO, dando inicio a novos diálogos sociais que promoverão autoestima e consequentemente um novo status de cidadania, favorecendo a construção desta nova identidade sócio-cultural, tão necessária a saúde psico-social-econômica do serranense.

Se conseguirmos com o projeto, o status pretendido de “referência ecológica” paulista, a nossa autoestima será elevada em muito e este enriquecimento interno se refletirá no externo.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Como fazer uma boa “SOPA DE PEDRAS”!

Tal como a lenda, “supostamente” não temos o “ingrediente principal” para produzir a simbólica iguaria gastronômica que o nosso “paladar cultural-ecológico” sonha e merece. Esta questão do “ingrediente principal” me remete a outra saborosa história contada no filme de animação da DreamWorks/Paramount, “Kung Fu Panda”, onde o personagem principal somente consegue realizar o que lhe parecia impossível, após descobrir que o único ingrediente principal que qualquer indivíduo precisa ter para conseguir o que quer, é só e unicamente a si mesmo. Voltando a questão da tal “sopa” que pretendemos “cozinhar”, o suposto ingrediente principal, ou seja o “capital de investimento”, pode vir depois da sopa pronta. O único ingrediente indispensável que precisamos para começar é a PAIXÃO. É com ela que o universo se faz, do nada. Ela é o “ânima” que move a matéria.

O que nos garantirá o pleno sucesso no nosso empreendimento conjunto?

Esta reflexão merece uma parada para lembrar Cervantes “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo”, citação depois muito bem parafraseada por Raul Seixas.

Um dos grandes objetivos de realizar esta produção cultural em apoio ao projeto ecológico de coleta seletiva do lixo é conseguir convencer, motivar, mobilizar, apaixonar, envolver e comprometer, principalmente crianças e jovens que serão os atores deste espetáculo e que com seu trabalho, sensibilizarão e conseguirão apoio dos adultos.



Com esta inspiração começa a nossa grande obra de arte!



Felicidades e sucesso a todos nós.



Afetuosamente

Wagner Nogueira
MTB 0070585/SP
(16) 99136.9249
Presidente do Conselho Profissional de Comunicação, Arte e Cultura
ASSOCIAÇÃO OLHOS D´ÁGUA
10/03/17


 



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