PROJETO
CULTURAL DE APOIO AO PILOTO DE COLETA SELETIVA DE LIXO
OBJETIVOS:
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Apoiar a iniciativa da Prefeitura Municipal, Universidade de São Paulo e Ministério Público, na implantação do processo de coleta seletiva de lixo no município de Serrana através de ações culturais-educativas.
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Envolver e comprometer toda rede educacional, municipal, estadual e particular no processo.
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Envolver e comprometer todo universo empresarial de Serrana no processo.
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Criar um programa de apoio a catadores e seletores de lixo, na tentativa de restabelecer sua saúde física e mental, além de sua cidadania, através de ações culturais-educativas.
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Transformar Serrana num município referência ecológica quanto a destinação e processamento correto de todo tipo de lixo produzido na cidade.
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Atrair a grande mídia obtendo divulgação espontânea de matérias quanto ao projeto.
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Atrair investimento público e privado, de diversas organizações nacionais e internacionais em apoio a iniciativa.
PLANO
DE AÇÃO:
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Reunir os mais diversos setores da prefeitura, apresentar o projeto a todos os funcionários públicos e eventuais terceiros contratados e relacionados, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa.
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Visitar cada uma das escolas do município, apresentar o projeto a todos os educadores convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa.
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Visitar todas as salas de aulas das escolas, fazer uma apresentação artística e desafiadora do projeto aos estudantes, convidando-os a se tornarem os protagonistas propagadores, se integrando às ações artísticas que serão empreendidas para realizar o projeto.
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Apresentar aos estudantes os papéis que exercerão nas produções artísticas: cinegrafistas, editores e produtores de vídeo, web designers, produtores de sites, blogs e postagens de matérias na internet, atores, repórteres, apresentadores e diversos apoiadores de “back ground”, na produção de UM GRANDE DOCUMENTÁRIO sobre o projeto, onde realizarão intervenções teatrais de rua para convencimento da população a participar e apoiar suas diversas fases, gravarão, editarão e postarão todo material em um canal na internet, farão o roteiro e toda produção do DOCUMENTÁRIO, farão reportagens com munícipes, autoridades, empresários, cientistas e profissionais das diversas áreas de mídia, produzindo matérias para alimentar o blog, site e páginas de redes sociais na internet e via Watts App.
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Integrar à iniciativa da coleta seletiva outras ações ecológicas que possam estimular ainda mais a consciência de crianças e jovens quanto à preservação ambiental, como pequenas hortas, dentro da filosofia da permacultura e construção de pequenas células e painéis solares para obtenção de fontes de energias alternativas.
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Iniciar e dar andamento com os estudantes interessados, ao cronograma de ações do projeto.
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Visitar todos os empresários da cidade, apresentar o projeto a todos, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa além da doação de recursos para seu incremento.
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Contatar constantemente a mídia em geral informando sobre as ações que estarão sendo empreendidas em todas as fases do projeto.
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Elaborar projetos de crowdfunding, para concorrer em editais públicos e de instituições de apoio a iniciativas ecológicas nacionais e internacionais, para obtenção de fundos e financiamento das diversas fases do projeto.
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Gerenciar eventuais projetos aprovados e financiados pelas fontes acima citadas.
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Realizar pesquisas e avaliações sobre o bom desempenho do projeto.
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Elaborar e apresentar um relatório final ao fim de cada ano do projeto.
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Reunir todos os envolvidos para correções e aprimoramento das ações.
CRONOGRAMA
FÍSICO:
1º
Mês.
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Reunião com todos os envolvidos no projeto para estabelecer um consenso quanto às ações a serem empreendidas.
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Apresentar o projeto a todos os funcionários públicos e eventuais terceiros contratados e fornecedores relacionados, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo o obtendo seu apoio na iniciativa.
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Iniciar as visitas as escolas do município para apresentar o projeto a todos os educadores convencê-los da importância, eficácia do mesmo, obtendo seu apoio na iniciativa.
2º
Mês.
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Visitar todas as salas de aulas das escolas, fazer uma apresentação artística e desafiadora do projeto aos estudantes, convidando-os a se tornarem os protagonistas, propagadores e se integrar às ações artísticas que serão empreendidas para viabilizar o projeto.
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Apresentar aos estudantes os papéis que exercerão nas produções artísticas: cinegrafistas, editores e produtores de vídeo, web designers, produtores de sites, blogs e postagens de matérias na internet, atores, repórteres, apresentadores e diversos apoiadores de “back ground”, na produção de UM GRANDE DOCUMENTÁRIO sobre o projeto, onde realizarão intervenções teatrais de rua para convencimento da população a participar e apoiar suas diversas fases, gravarão, editarão e postarão todo material em um canal na internet, farão o roteiro e toda produção do DOCUMENTÁRIO, farão reportagens com munícipes, autoridades, empresários, cientistas e profissionais das diversas áreas de mídia, produzindo matérias para alimentar o blog, site e páginas de redes sociais na internet e via Watts App.
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Entrevistar, catalogar e selecionar os estudantes interessados nas atividades artísticas a serem realizadas.
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Definir os locais onde estes estudantes selecionados receberão aulas e treinamento para a realização das funções que exercerão nas produções artísticas e iniciar estas atividades.
3º
Mês.
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Prosseguir com as aulas e treinamento para a execução dos papéis que os estudantes exercerão nas produções artísticas.
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Elaborar as pautas das matérias a serem produzidas inicialmente, relacionar todos os entrevistados e iniciar a elaboração de um roteiro para a produção do documentário.
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Obter aval por escrito de autoridades, entidades e profissionais da área ecológica e outras personalidades influentes, para compor material de apresentação e divulgação do projeto.
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Produzir material de divulgação impresso do projeto.
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Realizar as primeiras gravações das cenas de abertura do documentário.
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Iniciar as visitas aos empresários da cidade, apresentar o projeto a todos, convencendo-os da importância, eficácia do mesmo e obtendo seu apoio na iniciativa além da doação de recursos para seu incremento.
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Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Realizar as primeiras intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar estas matérias.
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Iniciar a produção de um “making off” de todas as atividades relevantes do projeto e persistir com a atividade enquanto durar o projeto.
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Abrir uma conta bancária para depósito das doações obtidas junto a empresários e particulares para financiamento do projeto.
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Definir forma e destinação dos recursos financeiros obtidos.
4º
Mês.
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Prosseguir com as aulas e treinamento para a realização das matérias que os estudantes farão.
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Elaborar as novas pautas das novas matérias a serem produzidas.
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Iniciar a edição das matérias já captadas, das entrevistas e cenas de abertura do documentário.
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Iniciar a produção do blog, site, páginas e matérias a serem postadas na internet.
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Alimentar os espaços e canais da internet com as produções realizadas.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
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Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Prosseguir com as intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar e postar estas matérias.
5º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
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Prosseguir com as edições e postagens na internet.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
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Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
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Prosseguir com as intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar e postar estas matérias.
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Prosseguir com a montagem do documentário.
6º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
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Prosseguir com as edições e postagens na internet.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
-
Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Prosseguir com as intervenções teatrais de rua junto aos munícipes para convencimento e obtenção de sua adesão ao projeto. Gravar, editar estas matérias.
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Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
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Prosseguir com a montagem do documentário.
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Iniciar, com apoio de educadores, outras ações ecológicas que possam estimular ainda mais a consciência de crianças e jovens quanto à preservação ambiental, como pequenas hortas dentro da filosofia da permacultura e construção de pequenas células e painéis solares para obtenção de fontes de energias alternativas.
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Gravar matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
7º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
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Prosseguir com as edições e postagens na internet.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
-
Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
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Prosseguir com a montagem do documentário.
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Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
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Avaliar junto a todos envolvidos com a direção das diversas áreas do projeto, a qualidade do material produzido e postado na internet pelos estudantes, para tentar aferir se tem condições de ser divulgado às grandes mídias. Corrigir imperfeições e aperfeiçoar as ações.
8º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
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Prosseguir com as edições e postagens na internet.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
-
Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
-
Prosseguir com a montagem do documentário.
-
Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
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Iniciar a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias e prosseguir com a ação regular e constantemente.
9º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
-
Prosseguir com as edições e postagens na internet.
-
Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
-
Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
-
Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
-
Prosseguir com a montagem do documentário.
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Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
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Prosseguir com a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias regular e constantemente.
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Iniciar um levantamento de oportunidades de concorrência a financiamento de projetos ecológicos junto a sites de crowdfunding, órgãos governamentais, organizações privadas nacionais e internacionais.
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Elaborar e inscrever projetos para obter financiamento junto às entidades acima arroladas.
10º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
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Prosseguir com as edições e postagens na internet.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
-
Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
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Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
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Prosseguir com a montagem do documentário.
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Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
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Prosseguir com a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias regular e constantemente.
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Prosseguir com a elaboração e inscrição de projetos ecológicos junto a sites de crowdfunding, órgãos governamentais, organizações privadas nacionais e internacionais.
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Acompanhar o desempenho dos projetos apresentados.
11º
Mês.
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Prosseguir com as aulas, treinamento, acompanhamento das produções realizadas pelos estudantes.
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Prosseguir com as edições e postagens na internet.
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Prosseguir com as visitas aos empresários da cidade ainda não visitados para obtenção de apoio e doação de recursos.
-
Gravar entrevistas com empresários que aderiram ao projeto, editar e postar as matérias na internet.
-
Gravar, editar e postar entrevistas com a população, autoridades e profissionais com das áreas culturais, da mídia, áreas ecológicas e outros públicos formadores de opinião.
-
Prosseguir com a montagem do documentário.
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Acompanhar e produzir regularmente matérias sobre as outras ações ecológicas realizadas nas escolas.
-
Prosseguir com a divulgação das ações e do material produzido e postado na internet pelos estudantes junto às grandes mídias regular e constantemente.
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Prosseguir com a elaboração e inscrição de projetos ecológicos junto a sites de crowdfunding, órgãos governamentais, organizações privadas nacionais e internacionais.
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Acompanhar o desempenho dos projetos apresentados.
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Iniciar a preparação para implantação e gestão de projetos ecológicos vitoriosos nos editais das entidades relacionadas acima.
12º
Mês.
-
Férias,
-
Avaliações e reuniões com todos envolvidos na administração do projeto. Correção de rumos e aperfeiçoamento.
Do
2º ao 4º ano do projeto:
-
Administrar projetos aprovados.
-
Prosseguir e ampliar as ações até que o projeto atinja a cidade toda.
-
Preparar novas equipes para que possam atuar em municípios vizinhos.
-
Terminar a montagem do DOCUMENTÁRIO, postá-lo na internet e promover sua ampla divulgação.
INVESTIMENTO:
Como
não há recursos no momento disponíveis ou captáveis pelos órgãos
que encabeçam o projeto, uma reunião com os responsáveis se faz
necessário para que se avalie o que pode ser obtido de doação e
trabalho voluntário, junto a todos eventuais interessados.
EQUIPE
DE TRABALHO:
Para
a execução total do projeto tal qual relacionado acima, seria
necessário a contratação de diversos profissionais das áreas de
cinema, vídeo, teatro, internet e atividades correlacionadas a tal
empreendimento. Como não há recursos financeiros disponíveis a
reunião sugerida acima poderia tratar igualmente do assunto. A
sugestão é que se faça o trabalho em pequenos módulos, iniciando
em uma determinada região, com um número reduzido de estudantes
para que assim possa ser executado pelo menor número de
profissionais possível.
CRONOGRAMA
FINANCEIRO:
A
ser definido quando da decisão dos envolvidos em como produzir o
empreendimento.
CONTRAPARTIDA
DA ASSOCIAÇÃO
OLHOS DÁGUA:
A
ASSOCIAÇÃO
OLHOS DÁGUA – OSCIP – entidade sem fins lucrativos, fundada em
2004, vem atuando desde então em Serrana e Ribeirão Preto,
empreendendo projetos culturais e ecológicos. Venceu em 2009 e 2010,
dois editais promovidos pela Secretaria
de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura, quando
recebeu recursos para a aquisição dos equipamentos abaixo
relacionados, que foram utilizados nos projetos do PONTO DE CULTURA
CEQUISABI e PRÊMIO PATATIVA DO ASSARÉ DE LITERATURA DE CORDEL. Tais
equipamentos estão disponíveis para serem utilizados em outros
empreendimentos culturais e ecológicos e estão disponíveis para a
realização do presente projeto.
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4 caixas de som amplificadas pata instrumentos musicais, sendo duas portáteis para rádio-volante.
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1 amplificador, 1 equalizador, 1 câmara de eco e 2 caixas de som para estúdio.
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4 conjuntos de caixas de som amplificadas portáteis para teatro e reportagens de rua
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1 contrabaixo, 1 guitarra, 1 violão elétrico, 1 teclado, 1 bateria eletrônica para ensaios e apresentações.
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2 afinadores, 1 zabumba, 1 sanfona, 1 triângulo, 1 caixa de repique, apitos e interface captura de som.
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10 barracas, 100 bancos de plástico para apresentações ao ar livre.
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Cabos, extensões, tomadas, adaptadores para montagem de som ao ar livre.
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1 mesa de som de 6 canais.
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Perucas diversas, chapéus, figurinos completos para adultos e acessórios de cena temáticos do projeto.
-
Jogo de ferramentas completo.
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1 câmera fotográfica Sony, 1 câmera de vídeo compacta MDV, 1 câmera de vídeo Sony HD compacta, 1 câmera de vídeo Canon com microfone, 1 câmera de vídeo HVR - HD 1000 de alta resolução.
-
Equipamentos, cabos e acessórios para gravações de vídeo e iluminação.
-
1 mesa de iluminação de 12 canais.
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4 conjuntos de microfones sem fio para teatro e reportagens de rua e 1 megafone.
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1 Mesa de estúdio com duas prateleiras para computadores.
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1 computador para administração do projeto e da OSCIP com impressora Ink Jet A4.
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1 computador equipado com softwares, placas e componentes para tratamento de imagem.
-
1 computador equipado com softwares, placas e componentes para edição de vídeo.
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1 DVD com amplificador e caixas de som para apresentações.
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2 projetores ( data show) para apresentações.
-
1 motocicleta Honda 125.
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1 perua Kombi de passageiros.
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1 máquina de costura e diversos acessórios de corte e costura para figurinos.
Além
deste ferramental a ASSOCIAÇÃO
OLHOS D’ÁGUA domina
o Know How para a
gestão de projetos,
gestão de pessoal, a criação literária e da dramaturgia, direção
de cena, direção de vídeo e internet, criação dos spots da
rádio-volante e direção artística geral.
REFERÊNCIAS:
https://teatroregenerativo.blogspot.com/ - Blog em construção.
Referências
de Wagner Nogueira – Presidente da OSCIP
Fórum
Cultural
produzido para Serrana com todos os informes sobre a cidade:
Os
trabalhos abaixo indicados, realizados com estudantes da EMEF
Maria Celina,
foram produzidos em apenas um dia de gravação cada um, sem nenhum
ensaio ou preparação dos atores.
http://www.youtube.com/watch?v=v6Fh-TIxkC4
- MCTV Jornal do Agronegócio – HORTA
http://www.youtube.com/watch?v=Bygo8czhjYU
- MCTV Jornal do Agronegócio – Supermercado
METODOLOGIA:
JUSTIFICATIVAS:
Porque
integrar ECOLOGIA & CULTURA, ECOLOGIA & EDUCAÇÃO, ECOLOGIA
& ECONOMIA.
A
missão da ASSOCIAÇÃO
OLHOS D’ÁGUA é o empoderamento humano. Nos parece impossível
promover empoderamento com a visão fragmentada e fragmentadora
típica do PENSAMENTO linear humano, que a tudo divide
em partes e subtrai
o que de seu interesse, descartando o que não absorveu. Somente com
uma visão holística do homem, somando
e multiplicando
seus potenciais é possível empoderá-lo, pela criação em sua
mente de um novo ciclo de integração ecológico-cultural.
Serrana
teve sua identidade sócio-cultural desfigurada por conta de um fator
econômico. Como deve ter acontecido em diversas regiões do estado
de São Paulo, com
o desenvolvimento da agroindústria da cana-de-açúcar o município
recebeu forte migração de pessoas vindas, principalmente das
regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, a ponto de os
últimos CENSOs terem indicado que cerca de 70% da população de
Serrana ser constituída de migrantes.
Os
serviços públicos tornaram-se insuficientes para atender
adequadamente todo o contingente humano gerado com esta repentina
explosão demográfica. Com isto a população local perdeu parte da
qualidade destes e de outros serviços. Pra minimizar o “choque
econômico” seriam necessárias, além de ações práticas, outras
de natureza especificamente humanitárias. Entretanto nenhuma ação
foi tomada para integrar culturalmente estas duas distintas culturas,
a nordestina e a do caipira, ocasionando um “choque cultural” que
como consequência, mantendo separadas estas “duas populações”
no município, manteve igualmente desintegrada a economia da cidade.
É consenso do mundo econômico que o dinheiro gera poder e riqueza
“circulando”, o que é impossível com esta “fratura”
sócio-cultural.
Desde
sua fundação a ASSOCIAÇÃO OLHOS D’ÁGUA vem realizando ações,
que visam promover a construção de uma nova identidade sócio
cultural serranense, através de projetos que integrem as ciências,
as artes e as filosofias, propondo uma linguagem unificada, onde as
diversas culturas que coexistem na cidade possam se encontrar e
dialogar.
A
atual projeto piloto de coleta seletiva do lixo é mais uma excelente
oportunidade de de integração, onde as ciências, as artes e as
filosofias podem encontrar como um ponto em comum, o próprio ser
humano HOLÍSTICO, dando inicio a novos diálogos sociais que
promoverão autoestima e consequentemente um novo status de
cidadania, favorecendo a construção desta nova identidade
sócio-cultural, tão necessária a saúde psico-social-econômica do
serranense.
Se
conseguirmos com o projeto, o status pretendido de “referência
ecológica” paulista, a nossa autoestima será elevada em muito e
este enriquecimento interno se refletirá no externo.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Como
fazer uma boa “SOPA DE PEDRAS”!
Tal
como a lenda, “supostamente” não temos o “ingrediente
principal” para produzir a simbólica
iguaria gastronômica que o nosso “paladar cultural-ecológico”
sonha e merece. Esta questão do “ingrediente principal” me
remete a outra saborosa história contada no filme de animação da
DreamWorks/Paramount,
“Kung Fu Panda”, onde o personagem principal somente consegue
realizar o que lhe parecia impossível, após descobrir que o único
ingrediente principal que qualquer indivíduo precisa ter para
conseguir o que quer, é só e unicamente a si mesmo. Voltando a
questão da tal “sopa” que pretendemos “cozinhar”, o suposto
ingrediente principal, ou seja o “capital de investimento”, pode
vir depois da sopa pronta. O único ingrediente indispensável que
precisamos para começar é a PAIXÃO. É com ela que o universo se
faz, do nada. Ela é o “ânima” que move a matéria.
O
que nos garantirá o pleno sucesso no nosso empreendimento conjunto?
Esta
reflexão merece uma parada para lembrar Cervantes “Quando
se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o
começo”, citação depois muito bem
parafraseada por Raul Seixas.
Um
dos grandes objetivos de realizar esta produção cultural em apoio
ao projeto ecológico de coleta seletiva do lixo é conseguir
convencer, motivar, mobilizar, apaixonar, envolver e comprometer,
principalmente crianças e jovens que serão os atores deste
espetáculo e que com seu trabalho, sensibilizarão e conseguirão
apoio dos adultos.
Com
esta inspiração começa a nossa grande obra de arte!
Felicidades
e sucesso a todos nós.
Afetuosamente
Wagner
Nogueira
MTB 0070585/SP
(16)
99136.9249
Presidente do Conselho Profissional de Comunicação, Arte e Cultura
ASSOCIAÇÃO
OLHOS D´ÁGUA
10/03/17
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