Este é um resumo histórico dos empreendimentos realizados pelos membros da Associação Olhos D'água - OSCIP, na área ecológica André Luiz Colantonio e Maria Suzana de Oliveira Campos e na área cultural Wagner Benitez Nogueira. A entidade foi desativada em 2020.
Fundação:
Constituída
em 27 de novembro de 2004. Missão: empoderamento humano.
Produções:
2004
/ 2005
Quintais
Produtivos – Trabalho voluntário financiado pela própria OSCIP. Implantação de hortas domiciliares na região do
bairro Orestes Lopes de Camargo e dos bairros em seu entorno Maria Casa Grande, Heitor Rigon, Jovino Campos e Parque dos
Pinos, em Ribeirão Preto, beneficiando famílias com baixa renda, com média de um
salário mínimo mensal.
Através
da parceria estabelecida com o SEBRAE e com a Esc. Mun. Nelson
Machado, em Ribeirão Preto, foram realizados cursos de capacitação abertos para a
comunidade, como o SEBRAETEC de Olericultura, de Cidadania, Oficinas
de Arte com materiais reciclados, além de atividades pedagógicas
como leituras, histórias contadas, musicas, desenhos, pinturas,
atividade para modelar, atividades com jornais e revistas e vivências
ambientais. Foi promovido o Encontro Solidário Juntos Somos Fortes
para fortalecer os laços de convivência e anualmente foi realizado
o Fórum pela Vida para avaliação dos trabalhos.
O
projeto teve a direção e o acompanhamento constante de dois
profissionais, pelo Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira
Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos.
Participação
no Coletivo Formadores de Educadores Ambientais de Rib. Preto
juntamente com Ministério do Meio Ambiente - A Associação Olhos
D’água contribuiu para elaboração do Plano Gestor do Coletivo e
participou da Semana do Meio Ambiente. O Plano Gestor do Coletivo foi
constituído de associações e instituições reunidas pelo
Ministério, através do DEA – Dir. Educação Ambiental, para
levantar e mapear as questões ambientais e ações desenvolvidas na
região e criar projetos. A Associação participou por meio do presidente da entidade o Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma, além de uma Assistente
Social e uma Bióloga ambas contratadas. Este trabalho também foi voluntário e financiado com recursos da Associação.
Oficinas
de Horticultura com Funcionários da USP – Foram oferecidas
para funcionários moradores e estudantes da USP - Ribeirão Preto, orientações e
acompanhamento na produção de duas hortas, sendo uma situada em uma
das residências dos funcionários e outra no terreno do alojamento
dos estudantes. Diretamente participaram do projeto 15 famílias,
mais os universitários interessados. As hortaliças destinaram-se
para consumo próprio, sendo as hortaliças distribuídas e não comercializadas
tendo beneficiado indiretamente, além dos estudantes, 70 famílias.
Participaram do trabalho o presidente da entidade o Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma. O projeto foi patrocinado pela USP.
Atuação
no programa federal Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas para
a formação das COM – VIDAS – Comissão de Meio Ambiente
e Qualidade de Vida e construção de Agendas 21 nas Escolas de Ribeirão Preto.
2006
Clube
da Arvore e Convidas – Ambos os
trabalhos foram realizados na E.E. Jardim das Rosas, em Serrana –
SP e atendeu alunos dos bairros Jardim das Rosas I, II e III, Boas
Vista, Bela Vista, Jardim Amélia I e II, Chavans, Parque S. José,
Jardim do Alto e Lot. Aparecida Montanari, ocupados pela população
de mais baixa renda, envolvendo uma área que representa 50 % da área
da cidade.
Segundo
o último senso do IBGE, 54,59 % das famílias da cidade de Serrana estão abaixo da linha de pobreza ou estão excluídos socialmente,
com renda inferior a 3 salários mínimos. O trabalho foi voluntário e patrocinado pela Associação Olhos D’água e executado pelo presidente da entidade o Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma.
Clube
da Arvore – O programa de trabalho do projeto foi realizado
pela Associação Olhos D’água, dentro da E.E. Jardim das Rosas,
em parceria com o Instituto Souza Cruz e consistia em despertar nos
alunos uma consciência ambiental através do plantio de arvores,
coleta de sementes, levantamento de arborização urbana nos bairros,
estudos de espécies e biodiversidade da Mata Atlântica. Execução por conta de André Luiz Colantonio presidente da OSCIP e Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma.
Coletivo
Jovem de Ribeirão Preto – Formação de um grupo de jovens
interessados em questões ambientais e qualidade de vida. Executado por André Luiz Colantonio e Maria Suzana de Oliveira Campos e patrocinado pela Associação Olhos D’água.
Comvidas
- No projeto, a ação da Associação Olhos D’água, consistiu na
coordenação e apoio na criação da Comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de vida, composta junto ao coletivo jovem da E.E. Jardim
das Rosas, para desenvolver ações juntamente com a diretoria,
coordenação e as organizações da escola, como APM, Grêmio
Estudantil e Conselho Escolar. A Comissão se encarregou de elaborar
metas e desenvolver ações que melhorassem o meio ambiente e a
qualidade de vida da comunidade escolar. Com o projeto foram beneficiados alunos da 5as a 8 as serie do ensino fundamental e os 3
anos do ensino médio, dos períodos de manhã e tarde, somando cerca
de 1700 alunos.
Atuaram
nos dois projetos o presidente da entidade o Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma.
Teatro
Educativo: Patrocinado pela Associação Olhos D’água, foram desenvolvidas atividades teatrais com dois
grupos de educandos da E.E. Jardim das Rosas, dentro da escola e na
Fundação Cultural de Serrana, de abril a outubro de 2006, com
reuniões semanais de duas horas de duração com cada grupo, às
6as. Feiras, desenvolvendo e dramatizando temáticas de interesse,
próprias das idades dos jovens envolvidos, inserindo-os dentro de um
contexto ecológico amplo, onde se procurava compreender dentro do
conceito, como indissociáveis o aspecto humano do ambiental. Toda produção teatral foi executada pelo associado Wagner Benitez Nogueira.
Concomitantemente
foram realizadas atividades com os educadores envolvendo
fundamentação teórica sobre autoconhecimento, dinâmicas de grupo,
dramatizações de conflitos vivenciados e mesas redondas de diálogo,
abordando as dificuldades dos professores em lidar com a hostilidade
dos alunos, desenvolvidas de março a outubro de 2006, com reuniões
semanais de uma hora de duração, às 4as. feiras, nos horários do
HTPC e reuniões com o grupo todo de educadores, com 4 horas de
duração, aos sábados, uma vez ao mês. O trabalho com os educadores foi executado pelo presidente da Associação Olhos D’água o Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma com a participação do associado Wagner Benitez Nogueira, contando ainda com uma professora contratada.
2007
Projeto
Despertar: A Associação Olhos D’água patrocinou e por meio de uma
educadora contratada, devidamente orientada dentro dos propósitos e
filosofia da entidade, desenvolveu atividades lúdicas, educativas e
artísticas com crianças com dificuldade de aprendizado e
socialização da EMEF Prof. Maria Antônia Sellegato durante o
período letivo de 2007. O trabalho compreendia contato com os pais
destes alunos e acompanhamento do desenvolvimento das crianças. No
período de férias os alunos participaram de uma gincana teatral,
elaborada e coordenada pela educadora juntamente com outros 3 membros
da Associação Olhos D’água. Os resultados foram bem recebidos e
elogiados pelos funcionários, professores e diretora da escola.
Projeto
Teatral Pigmalião: Projeto desenvolvido dentro da EMEF Prof.
Maria Antônia Sellegato de Serrana/SP, que tinha como proposição
despertar potencialidades de inteligência das crianças do ensino
fundamental de 1.ª a 4.ªs séries, envolvendo sensibilização,
autoconhecimento, desenvolvimento aptidões artísticas, através da
arte teatral. Foram produzidas três peças de teatro, no período
entre março e dezembro de 2007, com dois grupos de alunos, que se
fundiram em um para as apresentações. Os textos foram criados pelos
próprios atores e alinhavados, em favor de um sentido artístico,
com a ajuda do professor.
Os
resultados obtidos surpreenderam educadores, demais alunos e pais dos
alunos que assistiram aos espetáculos. As crianças, a despeito de
tão pouco tempo de preparação (dois meses, com dois ensaios
semanais) tiveram um desempenho exemplar. O comportamento do grupo,
decorando o texto, concentrando-se, interpretando os papéis,
expressando-se vocalmente de maneira articulada e audível para
plateias em torno de 300 pessoas, além da expressão corporal, foi
compatível a um retorno esperado de um grupo de adultos. A terceira
peça superou ainda mais as expectativas, com uma temática mais
complexa e textos longos dos personagens.
A
apresentação da primeira peça no final de abril de 2007, deflagrou
uma grande procura dos alunos da escola pelas aulas. Os alunos foram
divididos em dois grandes grupos por período, um deles chegando a
conter perto de 100 crianças. Reorganizados em grupos menores, novos
talentos se revelaram. Ao final do período letivo um novo
levantamento foi realizado e 423 alunos, dos 600 que a escola
possuía, se manifestaram interessados em participar do projeto.
Os
temas de natureza ecológica sempre estiveram presentes entre as
escolhas das crianças que misturados aos contos de fadas, compuseram
as histórias. O professor incitou as crianças a resolverem os
problemas atuais que a humanidade enfrenta, envolvendo as tecnologias
produtivas e economia, que enriqueceram ainda mais as histórias
elaboradas e estimularam a criação de soluções inovadoras para as
questões.
As
peças foram apresentadas na escola, na praça central da cidade e no
Serrana Esporte Clube. Todo trabalho de produção teatral foi executado pelo dramaturgo Wagner Benitez Nogueira, com apoio da Associação Olhos D’água e patrocínio da Prefeitura Municipal de Serrana, através da sua Funda ção Cultural.
Observando
os Rios – Parceria com a Coca Cola e SOS Mata Atlântica para
acompanhar a qualidade da água do Córrego Ribeirão, executado por membros da Associação Olhos D’água.
2008
Quintais
Produtivos – O trabalho consistiu na implantação de uma horta na
escola Municipal Tereza Hendrica na região do bairro Jardim
Aeroporto, Ribeirão Preto, incentivando famílias a cultivar hortas
em seus quintais, melhorando a qualidade da alimentação, também
oportunizando novas perspectivas familiares, criando uma sala aberta,
um espaço pedagógico para os professores levarem as crianças de 3
a 6 anos de idade a vivenciarem os conteúdos explorados em salas de
aula.
Este
projeto resultou em uma premiação, proporcionada pela RAC – Rede
Anhanguera de Comunicação e a CPFL, publicada no Jornal Gazeta de
Ribeirão como “Projeto Cidadão 2008”, concorrido com mais
dezessete outros projetos, ficando entre os quatro primeiros lugares. Executado por membros da Associação Olhos D’água.
CJRP
– Coletivo Jovem de Ribeirão Preto – é um grupo de jovens
que se encontram para discutirem sobre questões ambientais e
qualidade de vida, resultando em múltiplas propostas e ações de
intervenção socioambiental. É reconhecido pelo Ministério do Meio
Ambiente e Ministério da Educação e Cultura, vinculado com a
sociedade civil através da Associação Olhos D’Água e com o
poder público municipal e federal através da Casa da Ciência
“Galileu Galilei” e Sala Verde de Ribeirão Preto,
respectivamente.
Em
2004 e 2005 foi desenvolvido do programa federal Vamos Cuidar do
Brasil com as Escolas (um programa que estimula a formação das
COM – VIDAS – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de
Vida e construção de Agendas 21 nas Escolas). Como resultados deste
programa foram eleitos jovens da região como delegados para
participarem da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio
Ambiente em Brasília.
Com
o objetivo de dar continuidade no envolvimento destes jovens, iniciou
- se em julho de 2006 o Coletivo Jovem de Ribeirão Preto.
Como
estratégia os Coletivos Jovens se organizam em “Rede”,
propiciando a circulação de informações de forma ágil e
favorecendo democraticamente a tomada de decisões. Utilizamos como
princípios o protagonismo juvenil “Jovem Educa Jovem”, onde
estimula o jovem atuar e intervir no momento presente; “Jovem
Escolhe Jovem”, o centro de tomada de decisões é constituído
pelos próprios jovens; “Uma Geração Aprende com a Outra”, o
aprendizado surge através do diálogo entre as diferentes gerações.
Estes princípios valorizam as experiências dos jovens para a
construção de um novo processo educacional, favorecendo a formação
de cidadãos ambientalmente conscientes.
A
Olhos D’Água vem apoiando e coordenado o coletivo jovem desde 2007
em Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria da Educação do
Município. Coordenado pelo presidente da Associação Olhos D’água o Terapeuta Holístico e Técnico em Agropecuária André Luiz Colantonio e pela Engenheira Agrônoma Maria Suzana de Oliveira Campos tesoureira da mesma.
Dia
Mundial de Limpeza de Rios e Praias – desde 2007, em parceria
com a Coca Cola - Refrescos Ipiranga de Ribeirão Preto, temos
mobilizado a limpeza e o despertar ecológico dos moradores nos
locais estrategicamente escolhidos para a manutenção dos ambientes
naturais. Executado por membros da Associação Olhos D’água.
Observando
os Rios – um projeto em parceria com a Coca Cola – Refrescos
Ipiranga, SOS Mata Atlântica e a Olhos D’Água com o objetivo de
acompanhar a qualidade da água do Córrego Ribeirão Preto através
de análises da água com um kit fornecido pelo projeto. Executado por membros da Associação Olhos D’água.
2010
a 2021
Ponto
de Cultura Cequisabi. Teve como objetivo a reconstrução da
identidade sócio-cultural econômica da cidade, desfigurada por
intensa migração de pessoas advindas dos estados do norte, nordeste
e centro-oeste, promovendo a integração da cultura típica destes
estados com a nativa, caipira, afeita à cultura tecnológica-digital,
própria dos grandes centros urbanos, com a realização de oficinas
de desenho, música, vídeo e teatro para estudantes do ensino
fundamental e intervenções teatrais de rua para o público adulto.
Período de 01/2010 a 06/2021. Direção do Ponto a cargo de Wagner Benitez Nogueira.
Premio
Patativa do Assaré de Literatura de Cordel – Integração da
cultura do cordel com as artes tecnológicas digitais, intervenções
teatrais com temáticas do cangaço e realização de um festival de
música e teatro ao ar livre. Período de 01/2012 a 01/2013. Produção integral de Wagner Benitez Nogueira.
2014
a 2017
O Ponto de Cultura CEQUISABI apoiou e patrocinou todo trabalho da criação de blogs com a temática filosófico-científica-artística
de trabalho da entidade, como forma de promover sensibilização,
cidadania e empoderamento humano realizados por seu diretor Wagner Benitez Nogueira.
2012 a 2019
O Ponto de Cultura CEQUISABI apoiou e patrocinou todo trabalho realizado pela Trupe Os Loucos da Feira, desde sua criação em 2012 até 2019.
2012 a 2019
O Ponto de Cultura CEQUISABI apoiou e patrocinou todo trabalho realizado pela Trupe Os Loucos da Feira, desde sua criação em 2012 até 2019.
2017 a 2019
O Ponto de Cultura CEQUISABI apoiou e patrocinou os trabalhos do seu diretor que, à partir de 2017 atuou como professor, diretor e produtor de teatro, recebendo ajuda de custo pelo projeto do Governo Federal + Educação, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Serrana, ministrando cursos nas Escolas Municipais o que culminou com a montagem de peças teatrais nas E.M.E.Fs PAULO SERGIO GUALTIERI BETARELLO, PROF EDÉSIO MONTEIRO DE OLIVEIRA e E.M.E.F PROF MARIA ANTÔNIA SOARES SELEGATO, cujos textos foram criados pelos alunos em parceria com o professor. O Ponto de Cultura CEQUISABI forneceu todo ferramental para a produção de textos, fotografias e vídeos, bem como material para a confecção de figurinos e acessórios de cena, disponibilizando ainda voluntariamente a mão de obra do seu Diretor em todos os horários e meses extras, que excederam os horários de aula regulares, necessários para o acabamento das produções. Todas as produções foram registradas em vídeo que foram editadas, rotuladas e embaladas em estojos de DVDs e entregues aos alunos, diretores e a Secretaria Municipal de Educação de Serrana (vide canais Proj Cequisabi e Os Loucos da Feira).
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