Inicio este blog com uma homenagem à ASSOCIAÇÃO OLHOS D´ÁGUA, OSCIP da qual fiz parte, também presidi de 2014 à 2017 e que encerrou suas atividades em 2020. Desde sua fundação e até o encerramento das suas atividades em 2021, ocupei o cargo de diretor do PONTO de CULTURA CEQUISABI, criado por intermédio da entidade em 2010, por ocasião desta ter vencido o edital de CRIAÇÃO DOS PONTOS DE CULTURA, lançado pelo Ministério da Cultura, apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura de SP, tendo o mesmo se independizado em 2014, quando do encerramento do projeto do qual herdou o nome.
Este blog descreve a MISSÃO adotada, JUSTIFICATIVAS e MOTIVAÇÕES do meu trabalho ARTÍSTICO-CULTURAL à frente destas organizações e outros trabalhos do gênero à estes ligados (conforme links na coluna ao lado do blog). Esta mesma filosofia de trabalho por mim empregada dentro da ASSOCIAÇÃO OLHOS D´ÁGUA, pode ser conhecida em sequência ao projeto apresentado abaixo.
Wagner Benitez Nogueira
Um projeto de transversalidade integrando ARTES, CIÊNCIAS e FILOSOFIAS:
A MITOLOGIA, ciência da qual o TEATRO se alimenta, tem como representante da ideia de renascimento a ave Fênix, que simboliza, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência ao se tratar sempre da mesma criatura. De origem egípcia, o mito está presente em várias culturas como a grega, romana, árabe e chinesa. (Maiores detalhes ao final do projeto).
“Nada mais que um delírio poético” diriam mentes mais materialistas, mas como este trabalho pretende um processo de reintegração amplo, considerando o aspecto imaterial como parte integrante ativo do todo humano, ousaremos desafiar as crenças destas mentes materialistas, nunca, em hipótese alguma negando alguma ciência, pois sabe o verdadeiro poeta que a matemática é a arquitetura óssea de toda e qualquer arte (também de seus componentes como melodia, harmonia, ritmo, pulso, tempo, andamento, compasso, etc). Como também é papel da arte quebrar paradigmas e desconstruir crenças absolutas, vamos desafiar estas mentes, afirmando que NADA É IMPOSSÍVEL, ousando contrariar a crença que tudo é apenas matéria, começando pela IMORTALIDADE.
A Turritopsis nutricula, uma das cerca de 4 mil espécies de águas-vivas conhecidas no planeta, descoberta em 1843 pelo zoólogo francês René-Primevère Lesson, conquistou um fantástico poder de REGENERAÇÃO tornando-se IMORTAL, por causas causas naturais, só morrendo quando atacada por predadores. Seu ciclo de vida reverte-se ao estágio de pólipo após chegar a maturidade sexual.
(RE) INTEGRAÇÃO foi a segunda palavra que grifei no início quando da definição de REGENERAÇÃO. Impossível regenerar um sistema sem reintegrar todas as suas forças em oposição. Proporcionar REGENERAÇÃO implica oferecer meios para o indivíduo se reintegrar (“RELIGARE”) à ordem universal, da qual é indissociável e que rege seu ser. Para este propósito a ARTE é um guia perfeito pois reflete a vida, o homem e o universo.
Para entregar estes resultados o TEATRO REGENERATIVO pretende duvidar, provocar, desafiar, questionar e propor aos seus participantes repensar IDEIAS, CRENÇAS e VALORES, recursos do cérebro animal humano, em contraponto à ação da INTELIGÊNCIA CONSCIENTE AMOROSA AUTODETERMINADA, essência imaterial no homem. Os resultados obtidos serão individuais dependendo da ambição de cada um.
Em 1986, da Conferência Internacional de Promoção da Saúde, resultou um documento (Carta de Otawa) que ampliava o conceito de saúde apresentado pela OMS, para acrescer-lhe o direito à segurança, abrigo, educação, alimentação, recursos econômicos, exploração sustentável dos recursos naturais, justiça social e equidade, considerados elementos essenciais ao alcance e manutenção de uma vida saudável.
A Organização Mundial de Saúde procura outorgar à saúde pública alguma autonomia em relação à individual ou privada, conceituando-a como “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população”. Para lograr êxito em tais finalidades, esse conjunto de medidas deve empreender uma série de ações dirigidas à solução de todos os problemas que reflitam direta ou indiretamente na saúde da população, as questões ambientais, de saneamento básico, socioculturais, econômicas, compreendendo, ainda, a medicina preventiva e social.
A Constituição Federal brasileira de 1988, reservou ainda, a essa matéria uma inteira seção, que se inicia a partir do art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/Texto_03_Saude_Publica_aula_30AGOSTO.pdfSegundos os enunciados explícitos acima fica inequívoco o papel da ARTE, como elemento social indispensável para a promoção da saúde individual e coletiva. Para entender melhor como a arte funciona medicinalmente quero me valer do conceito: "Simila Similibus Curentur”, expressão que designa o princípio fundamental da homeopatia: os semelhantes curam-se pelos semelhantes, querendo esta expressão significar que as doenças são curadas por remédios que produzem efeitos semelhantes aos da própria doença.
As vacinas utilizam um princípio semelhante. São produzidas utilizando-se o próprio organismo causador da doença ou seus derivados, que serão responsáveis por desencadear em nosso corpo uma resposta imunológica.
Vale ainda recorrer a um outro princípio médico “Mens sana in corpore sano” ("uma mente sã num corpo são") citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. Como esta citação sugere uma via de mão dupla, podemos começar a medicar o homem, o não sadio, pelo corpo ou pela mente ou por ambos simultaneamente. Mente e psique não se sustentam sem ARTE, bem como a ESTÉTICA é o motor da economia e tudo no mundo humano é CULTURAL.
que o atormenta.
Como a ARTE reflete a vida, o homem e o universo, o homem ao ver a si e suas INCOERÊNCIAS retratadas numa obra de arte, ao se IDENTIFICAR com o quadro insano que o domina, como a IMPERFEIÇÃO não suporta ver-se no espelho, tem uma reação orgânica involuntária reequilibrando-se, pois seu organismo rejeita a INCOERÊNCIA retratada, o que é conhecido como CATARSE.
Toda obra de arte, que é inseparável do seu contexto que abarca o seu autor, seu público afeito e adverso, retrata o conflito central humano em sua luta pelo PODER ou pelo AMOR. Isto porque o homem é um ser dividido entre QUEM ele é e O QUE ele É.
O “QUEM” é o PERSONAGEM, o “EU”, a identidade, o EGO como preferem as filosofias orientais, a PSIQUE como preferem os ocidentais. Este “pacote” pode ser resumido em uma única palavra, “PENSAMENTO”, já que o EU não passa de um pensamento. Fazendo uma analogia com a informática, o pensamento é o VIRTUAL, um SOFTWARE operacional construído por bits de informação, no caso constituído por palavras. Envasado no HARDWARE orgânico, o PENSAMENTO confunde a si mesmo como sendo o HOMEM. Mas o homem é na verdade a MENTE, uma ponte entre o material e o imaterial, sendo este último a INTELIGÊNCIA CONSCIENTE AMOROSA AUTODETERMINADA, que é de fato, O ser QUE realmente “É”.
Decidir quem alimentar, o PENSAMENTO animal ou a INTELIGÊNCIA intangível, é o dilema da MENTE. Esta é a eterna tragédia humana em sua luta pelo PODER ou pelo AMOR, vísceras da MITOLOGIA e da ARTE.
(Édipo Rei - tragédia grega - Sófocles - 427 a.C.) Vinha o jovem Édipo pela estrada, fugindo da maldição que o oráculo havia predito para ele, quando salta a sua frente o monstro ESFINGE, um ser com um corpo de boi, peito de leão, asas de harpia (ou de águia), com uma cabeça feminina tendo a fronte adornada por uma coroa de serpente. O monstro o confronta: “decifra-me ou te devoro” e acrescenta um enigma ao seu desafio a Édipo “o que é que pela manhã anda em quatro pernas, ao meio dia em duas e ao entardecer em três pernas”?
Édipo responde: é o homem. A Esfinge se lança no abismo e Édipo segue viagem acreditando ter se livrado do monstro, mas na verdade o que ocorreu é que Édipo caiu numa armadilha, decifrando o “enigma” proposto pela Esfinge e não o desafio real que era: “DECIFRA-ME OU TE DEVORO”. A Esfinge, não decifrada, se jogou não no precipício, mas no abismo da alma humana e a atormenta eternamente em sua jornada pela terra, com sua cega incerteza (o mito relata que Édipo cegou-se ao final da estória), seus medos, paixões, desejos, delírios insanos e viscerais ambições.
Esta imponente figura mitológica deu fundamento a psicanálise de Freud, universo que foi ser melhor sintetizado no livro do Psiquiatra Pierre Weill “O Corpo Fala”.
A mitologia é uma ciência indispensável para decifrar a linguagem enigmática e metafórica do inconsciente humano, a mesma utilizada pela ARTE. É neste inconsciente que estão enterrados os MONSTROS INCOERENTES, que causam o sofrimento humano. Por isto a ARTE é tão fundamental para que o homem se AUTOCONHEÇA profundamente e elimine seus conflitos e contradições.
À MENTE não é possível “conhecer” a INTELIGÊNCIA, o real ser que a sustenta, mas é possível seguir suas pegadas e flagrá-la em ação, quando então descobre o SER real que em si, “É”, desmistificando as ideias, crenças e valores do cérebro animal.
A linguagem da ARTE possibilita uma comunicação direta com a porção maior da mente humana, o INCONSCIENTE coletivo e individual. A ARTE salta por sobre as resistências do EGO e, uma vez uma luz acessa para além do umbral inconsciente, jamais se apaga, anima os arquétipos ali enterrados e o renascimento da Fênix começa.
TEATRO REGENERATIVO & RELIGIÃO.
Segundo o dicionário Etimológico religião que deriva do latim religare, tem o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar”, o que coaduna perfeitamente com a proposta de REGENERAR enunciada aqui. O TEATRO é uma religião e seu templo, ou palco, é o corpo humano e nele se pretende REGENERAR e RELIGAR a ecologia interna humana, ou cultura, fruto do PENSAMENTO, com a essência que a anima, a INTELIGÊNCIA CONSCIENTE AMOROSA AUTODETERMINADA, a fonte de criação multiversal.
O “cérebro-hardware”, através de seu “software-PENSAMENTO”, fechados dentro da caixa-preta craniana, só pode “supor” o que seria a realidade, ainda por cima considerando-a externa, quando o único lugar onde a EXISTÊNCIA intangível opera é internamente. Mesmo a VIDA, temporária, que anima a matéria é interna. Logicamente não existe fora.
Para calcular o que seria a realidade, como é próprio do PENSAMENTO, este utiliza apenas duas das operações aritméticas, dividir para subtrair, se valendo de IDEIAS, CRENÇAS e VALORES, perturbados por impressões contraditórias inconscientes, para compor sua visão de mundo. Esta cega trágica busca tátil conduz ao atoleiro do SOFRIMENTO, algo como tentar capturar o vento com as mãos. Uma eterna FRUSTRAÇÃO cavalgando a gangorra da ILUSÃO. Como no mito, tal drama é a própria peregrinação de Psiquê imposta por Afrodite, em busca da reconquista do amor perdido de Eros. Como no mito, é possível que Psique consiga se RELIGAR ao reino divino do Olimpo, onde está o AMOR, única verdadeira ambição de todo ser humano, mas para isto Psiquê terá de se purificar,
renunciando a ambição pelo PODER.
Só é possível à pobre mente humana vislumbrar a única realidade EXISTENTE, ou seja o ser real contido em si mesma, se fechando internamente e procurando prestar ATENÇÃO ao que “É”. A ATENÇÃO é a verdadeira CONSCIÊNCIA. A este ato se chama meditação. Entre um PENSAMENTO e outro, o SILÊNCIO respira.
O AUTOCONHECIMENTO leva o homem a PERCEBER que o EU não é a INTELIGÊNCIA, que o PENSAMENTO não é a CONSCIÊNCIA, que a PAIXÃO não é o AMOR e que o DESEJO não é a VONTADE, a diferença entre o animal e o que o homem chama de divino. O que o homem entende por divindade, pela qual está hipnotizado, é apenas sua própria imagem refletida na água morta do pântano, como no mito de NARCISO (vide imagem abaixo).
É vivenciando esta tragédia humana em seus laboratórios criativos, que o TEATRO REGENERATIVO oferece uma alternativa lúdica para seus integrantes, superarem seus limites condicionados socialmente e ampliar o CONHECIMENTO SOBRE SI MESMO. Mas claro, não é fácil e nem todos o querem. A ESFINGE, o “poderoso” EGO humano é o grande vilão da história individual de cada um, perverso, ardiloso, traiçoeiro, cúmplice de si mesmo nos papeis de dominador e dominado, lutará até a morte para negar a verdade, a constatação da sua inexistência ante o ser real ao lado do qual habita, analogia bem retratada em filmes clássicos como Matrix (irmãos Wachowski), O Sétimo Selo (Ingmar Bergman), 2001 Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick) e outros.
TEATRO REGENERATIVO & ECONOMIA.
O setor responsável por gerir a cultura no governo do Estado de São Paulo é a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Est. SP, sugerindo uma interligação estrutural entre Cultura e Economia. Entretanto esta não parece ser uma associação que se efetiva na prática em todo território nacional.
Embora a cultura tenha um papel expressivo dentro da economia do pais, conforme dados do IPEA descritos abaixo, não é este aspecto que interessa discutir aqui, mas sim desmistificar e superar o paradigma que separa estas duas áreas, promovida pela fragmentação própria do PENSAMENTO humano, o que impede a necessária visão holística do homem, a bem da sua saúde integral.
“As estimativas de participação do setor cultural na economia brasileira, antes da pandemia, variavam de 1,2% a 2,67% do produto interno bruto (PIB) e o conjunto de ocupados no setor cultural representava, em 2019, 5,8% do total de empregadas, ou seja, em torno de 5,5 milhões de pessoas.”
O que gera riqueza no meio social humano? O trabalho é apenas a ação física de transformação da matéria em algo útil, mas ele é antes comandado pela ação cerebral do CONHECIMENTO, mais especificamente o TECNOLÓGICO, acredita-se. Os universos, humano cultura interno e o externo estrutural da sociedade, são de campos do domínio CEREBRAL. As CIÊNCIAS e FILOSOFIAS são urdiduras tramadas e administradas pelo cérebro humano, ou seja obras do PENSAMENTO. Mas será que foram “criadas” por ele?
O cérebro é apenas capaz de ACREDITAR em IDEIAS, memórias ressuscitadas, próprias ou de outros cérebros e a elas atribuir VALORES fictícios, sendo incapaz de ir além da própria lógica cartesiana-linear e estes “trilhos”, conduzem o homem sempre aos seus mesmos velhos conhecidos problemas. Já que não é o PENSAMENTO, o imperador que domina e escraviza o cérebro, que produz riquezas, o que seria então, se não a INTELIGÊNCIA IMATERIAL, a mão por dentro da luva orgânica que anima a matéria, a “fonte criativa” inesgotável da “existência”.
A VISÃO desta REALIDADE em plena ação, está ao alcance de qualquer pessoa que se disponha a focar sua atenção no que há operando, por trás do cordão de isolamento do PENSAMENTO. Mas a libertação completa do sofrimento ocasionado por este isolamento da realidade, só se alcança quando se penetra profundamente no nosso MUNDO INTERIOR, através de uma pratica meditativa que permitA ver e decifrar os significados ocultos inconscientes, permitindo que se compreenda a totalidade do PENSAMENTO, psique ou EGO, forjando na mente um mosaico por inteiro deste ser virtual, fazendo com que o PENSAMENTO, nele se reconhecendo silencie neutro, dando lugar à ação da INTELIGÊNCIA CRIATIVA. O PENSAMENTO não suporta flagrar-se em seus limites e impotências. É este o sentido de decifrar a ESFINGE mitológica.
Na economia, o cérebro elabora o “produto” e a INTELIGÊNCIA cria a “embalagem estética”. Toda economia humana é absolutamente dependente desta criação estética que envolve os produtos, que cria e movimenta o mercado de consumidores. Tudo, absolutamente tudo da cultura social humana é estético. Não fosse assim as pessoas usariam todas o mesmo corte de cabelo, as mesmas roupas cinzas, os veículos seriam todos mais parecidos com blindados de guerra, etc, tudo objetivando a funcionalidade e durabilidade. As artes seriam inúteis. Como a natureza seria igualmente inútil a vida humana deixaria de existir, a natureza não.
DESVENDAR A SI MESMO leva ao despertar da INTELIGÊNCIA CRIATIVA, ampliação da CONSCIÊNCIA, Independização do indivíduo, superação dos seus limites condicionados levando-o a AUTODETERMINAÇÃO e ao AMOR pela vida e pelo planeta, atividades que dependem de treinar o cérebro para ler a linguagem subjetiva, cifrada, metafórica, lúdica do inconsciente, o que só a ARTE pode fazer. Por isto a ARTE é indispensável à saúde individual, social, ECONÔMICA e sobretudo política no planeta. Promover o AUTOCONHECIMENTO como forma de fomentar o ENRIQUECIMENTO ECONÔMICO é uma das metas do TEATRO REGENERATIVO.
TEATRO REGENERATIVO & EDUCAÇÃO.
Educar é ensinar a pensar, refletir, ler não só as linhas da mensagem mas as entrelinhas e principalmente o que não foi dito.
Educar é libertar. Educar é conduzir a “apreender” o contexto todo do que está em foco, tendo como exemplo o humano o corpo físico, psíquico, mental, familiar, social, político, econômico, ambiental e também o imaterial. Educar é preparar o cérebro para as outras operações aritméticas às quais não está afeito, além de dividir para subtrair, incluir no seu raciocínio somar para multiplicar. Educar implica levar a aprender a superar o medo psícológico e escutar o silêncio além d o eterno "blá, bla blá" do PENSAMENTO. O silêncio fala o útil e o pensamento fala o inútil. Educar é levar a superar o conhecimento e alcançar o vazio da sabedoria.
Sem nenhum demérito ao ensino formal que informa, Instrui e condiciona, apenas a bem de sua efetividade e salubridade, o EDUCAR holístico deveria ser incorporado à ele, já que é preciso adiante, “descondicionar” o indivíduo para que seja entregue a ele a autopropriedade e a autossufuciência interna, estes sim os primeiros e promordiais benefícios que a educação tem por obrigação entregar a cada ser humano. A visão fragmentária do PENSAMENTO nos leva sempre a desenvolver partes do nosso ser, promovendo desequilíbrio e externamente umaconsequente economia não sustentável. Saúde só é possível se abrange a integridade do ser, contando com as porções profundas e ocultas no inconsciente do continente humano, que só dialogam com a linguagem subjetiva e metafórica da ARTE. Educar é orientar para o desbravar este único verdadeiro universo da existência, o interno. Portanto não existe EDUCAÇÃO sem ARTE.
TEATRO REGENERATIVO & POLÍTICA.
Diz em seu site a ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo, “o uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento”.
Outra definição interessante está na matéria “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A POLÍTICA” da Câmara Municipal de Medianeira - “A política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta dessa vida, nesse espaço e, sobretudo, ao ato de decisão que afetará todas essas questões”.
Considerando que, contrariando a “política” que privilegia a igualdade de direitos para todos, há interesses “partidários” que conflitam com ela, o simples ato de “comer” se torna um ato político, porque tais “partidários” acham que nem todos tem este direito. Da mesma forma pensar, ir e vir, se expressar, habitar, etc., são atos políticos porque alguns “partidários”, não concordam que estes são direitos de todos igualitariamente. Nesta condição humana, a ARTE torna-se necessária e imprescindivelmente política, porque retratará com fidelidade a alma de todos os que tentarão cala-la, por desnudar estas, outras iniquidades e injustiças promovidas pelo ego humano, mostrando suas mazelas, espertices, contradições, perversidades e autodestrutividade. Como o PENSAMENTO humano não suporta a angustiante visão de si mesmo em sua dimensão insana, limitada e impotente, a ARTE passa a ser remédio indispensável, talvez o único, para REGENERAR a sanidade individual, social e POLÍTICA do homem.
A ARTE é política, nunca partidária. Arte partidária não é arte, é propaganda. A ARTE utiliza a mentira (a ficção, o imaginário ou a ESTÉTICA) para revelar a VERDADE. A propaganda partidária utiliza a mentira (ESTÉTICA) para contar uma mentira maior ainda. Isto não quer dizer que todo produto de mercado seja desonesto, ou contenha propaganda enganosa. A referência aqui é circunscrita à política.
A ARTE é impecavelmente honesta, leal e comprometida consigo mesma, portanto AMORAL, ANÁRQUICA, porque não se submete a hierarquias, ATEMPORAL porque retratando o humano, a vida e o universo, retrata a essência imutável do que É, ACÊNTRICA porque não pode ser dominada, transfigurada, moldada, nem pelo próprio artista que a concebe. A ARTE é proprietária, nunca propriedade. A obra pode ser possuída, nunca a ARTE nela contida.
Não existe nada mais livre e equilibrado que a ARTE, por isto é eminentemente remédio POLÍTICO.
TEATRO REGENERATIVO & AFETO
A afetividade tem importância tal nas relações humanas que alcançou natureza jurídica com a constituição de 1988. O vocábulo “afeto”, do latim affectus, consiste num estado, uma disposição de alma produzida por influência exterior, sentimento, amizade, paixão e simpatia. Mais que com afeto, o TEATRO REGENERATIVO se propõe a atuar com uma compreensão ampla do seu “material de trabalho”, o ser humano e abraça-lo com COMPAIXÃO. A iniciativa é de um comprometimento e engajamento completo com a realidade do meio onde atua, para alcançar o progresso que os envolvidos queiram.
Há acima uma análise crítica do EU humano, identificando-o como sendo apenas um PENSAMENTO, distinguindo-o da INTELIGÊNCIA, CONSCIÊNCIA, VONTADE e SENSIBILIDADE, considerando estes atributos IMPESSOAIS nosso ser real, que através da MENTE, a verdadeira porção humana, se liga à MATÉRIA. É comum nossa CONSCIÊNCIA se IDENTIFICAR e se confundir com a “persona” do EU. Porém, divergente da INTELIGÊNCIA CONSCIENTE, nosso EU, EGO ou PSIQUE é complexo, confuso, inseguro, indefinido, dependente, incompleto, conflitivo, centralizador, impulsivamente comandado pelas porções, emocional e instintiva em oposição ao racional, do cérebro tripartite animal. Isto porque é um ente “não natural”, mas CONDICIONADO pela sociedade humana, para se adequar ao “status quo” vigente.
É impossível “construir” um ente humano para a vida em sociedade, sem “CONDICIONA-LO”, mas esta “construção”, mais acidental que planejada, numa sociedade não sadia, gera um EU que é continuação doutros EUs, iguais em desequilíbrio, com interrelações de dependências insalubres continuadas linearmente, razão da sua INCOMPLETUDE insanável e consequente sofrimento.
Para atender e acomodar a dimensão da INTELIGÊNCIA CONSCIENTE que anima a matéria através da MENTE, esta “construção” artificial do EU, teria que se tornar amplamente sistêmica e RETICULAR e imitar o universo, para assim poder ambicionar ser ATEMPORAL, conforme acontece à PSIQUÊ em seu mito, o que requer que este EU supere a si mesmo, renunciando à ambição de controle e PODER que o move, permitindo que o AMOR oriente as ações do ser.
Perder sua IDENTIDADE é algo impensável para o EU, já que através dela se liga à CONSCIÊNCIA, o ser real. Seria como perder a própria vida. Esta IDENTIDADE está tão incrustada na matéria, que tal animal por ela possuída, lutará com fúria para continuar dependente da AUTORIDADE do EU e para manter o “status” da AUTOIMAGEM que eu EU gera.
A ARTE definiria tal entidade como uma trágica e dramática marionete, comandada por uma invisível mão, onde seu crucifixo de manipulação seriam as IDEIAS, os cordões seriam as EMOÇÕES que em suas pontas, através de anzóis, representando os INSTINTIVOS, fisgariam as carnes do boneco corpóreo. Seria impossível que este conjunto se movimentasse sem dores e SOFRIMENTO. Seria impossível à esta marionete, conceber-se sem imaginar que a mão invisível que comanda seu crucifixo de controle, seria seu “dEUs” absoluto, ligando-se à este numa “cúmplice” relação dominador & dominado. Não que a DIVINDADE não exista, mas entre o imaginado e a realidade, há um abismo intransponível para o pobre e mortal EU do humano.
A melhor maneira de tratar um ser humano com respeito, afeto e atenção, é reconhecendo e se relacionando antes e acima de tudo, com sua porção suprema de INTELIGÊNCIA, abrindo caminho, oferecendo meios e ferramentas para que este potencial INTELIGENTE se expresse e se realize. Isto é o que o TEATRO REGENERATIVO pratica com a técnica do “Efeito Pigmalião, descrito no próximo capítulo.
Para o público e coletividade o TEATRO REGENERATIVO propõe que, retratando os conflitos humanos nos seus exercícios dramáticos, seus participantes cheguem à PERCEPÇÕES que os encaminhem para um CONCENSO PROGRESSIVO, no entendimento coletivo sobre a melhor POLÍTICA a bem de todos e a proponha em suas obras.
O Trabalho deve despertar PERCEPÇÕES, INSIGHTS e VISLUMBRES que são ações próprias da INTELIGÊNCIA porque ATEMPORAIS, já que o PENSAMENTO é lento e continuadamente linear, como elos de memórias de uma frágil corrente.
INTEGRAR uma pessoa a si mesma e ao grupo, local e global, requer despertar a SENSIBILIDADE para a ALTERIDADE. Embora ALTERIDADE se refira à reconhecer e respeitar a IDENTIDADE, o lugar do outro, a forma de lidar com a IDENTIDADE, que é tão nociva à natureza individual, social e ecológica, é submetendo-a à CONSCIÊNCIA, pois assim ela assume um valor intrínseco útil ao indivíduo e ao meio humano, pois as diferenças das construções individuais tem sua importância como CULTURA. O que era nocivo passa a ser riqueza, à medida que o homem faz uma releitura da impureza do CONDICIONAMENTO pela ótica da ARTE. Esta segunda natureza criada pelo homem, a CULTURA, passa a ser uma ecologia humana que nos liga numa rede que reaviva e enriquece.
A IDENTIDADE é nociva quando se serve da INTELIGÊNCIA, quando a serve é a riqueza humana. REGENERAR cada célula humana, REINTEGRÁ-LA ao órgãoplanetário e ao organismo universal, requer a ampliação da CONSCIÊNCIA nela localizada, através do AUTOCONHECIMENTO antes citado. A cura regenerativa reintegrativa consiste no ente ver si próprio, neutralizando seu potencial cegamente
nocivo, cujo despertar gradual promove grande liberação energética. O SOFRIMENTO é o apego à ILUSÃO. No teatro, o erro, a imperfeição, o avesso, o contraditório é valorizado e ocupa o centro do palco na ação dramática, onde os participantes, atores e público, os transformam na pérola da ARTE.
nocivo, cujo despertar gradual promove grande liberação energética. O SOFRIMENTO é o apego à ILUSÃO. No teatro, o erro, a imperfeição, o avesso, o contraditório é valorizado e ocupa o centro do palco na ação dramática, onde os participantes, atores e público, os transformam na pérola da ARTE.
Lenda da Fênix
A Fênix era uma bela ave que possuía uma força extraordinária e podia viver quinhentos anos. Suas penas seriam vermelhas, enquanto o bico, a cauda e as garras seriam douradas.
Suas lágrimas podiam curar qualquer doença, possuía um lindo canto e ao final da vida entoava uma melodia triste.
Após isto, queimava-se, voltava a ressurgir e as cinzas que sobravam deste processo tinham a propriedade de ressuscitar os mortos.
Segundo algumas versões, a Fênix colocava um ovo e o chocava por três dias ao fim dos quais se produzia o incêndio. Outros afirmam que do fogo aparecia diretamente outra ave Fênix.
Wagner Benitez Nogueira
MTB 0070585/SP
wagnerbeniteznogueira@gmail.com
(11) 93211.1277(16) 99136.9249
A ASSOCIAÇÃO OLHOS D´ÁGUA foi fundada em 2004, tendo como missão
o EMPODERAMENTO humano.
Diferentemente das outras entidades sem
fins lucrativos, a OLHOS
D´ÁGUA voltou sua atenção, não somente para os mais carentes,
desfavorecidos ou excluídos por nossa economia, mas a todos
indistintamente, isto porque vendo o homem de maneira holística,
percebeu que em sua natureza íntima e distinta do meio ambiente,
reside uma problemática impar que estende raízes até o mais
profundo do seu inconsciente pessoal e do coletivo, causa do seu
sofrimento, que produz infortúnios psíquicos, físicos e materiais
que afetam a cada um de nós. Entente que esta “ecologia humana”
requer cuidados e atenções, que as ciências, filosofias e
religiões criadas pelo cérebro humano, não conseguem atender, porque tal problemática excede os limites de atuação e capacidade a que o potencial deste cérebro está circunscrito. Concordando com Einstein que “nenhum problema se resolve no mesmo
nível em que foi criado”, oferece uma alternativa de abordagem
para o desequilíbrio “ecohumano”, uma visão que alcança
consenso entre as ciências, filosofias e artes enquanto adiante, aponta para
potenciais desconhecidos que transcendem o PENSAMENTO humano, ajudando cada
indivíduo a distinguir, este, do que é de FATO sua INTELIGÊNCIA.
O
homem, quase que invariavelmente, “tem certeza” que a CAUSA dos
males da humanidade, reside sempre em alguns de seus semelhantes, especialmente os que
exercem cargos de poder, que assumem posturas imorais e
irresponsáveis no exercício de suas funções. Independente do FATO
que estes atos lesem o bem comum, a OLHOS D´ÁGUA viu outro fator,
que jaz subjacente no inconsciente coletivo, que deflagra, molda e
mantém todo desequilíbrio planetário.
O
PENSAMENTO humano vê o mundo por uma ótica linear. Olha para o
lado, horizontalmente e culpa o que está na mesma linha, em paralelo
a si, por suas frustrações e dissabores. É neste âmbito que entrava a visão inovadora encontrada pela OLHOS D´ÁGUA, quando propunha soluções transversais a esta linearidade, atuando
perpendicularmente sobre o PENSAMENTO linear, como faz, por exemplo a
World Wide Web, o mundo ligado em rede da Internet. Nesta LÓGICA,
que se pode chamar de RETICULAR, a informação ou energia, flui não
somente por uma canal linear, mas por muitos ligados em rede, o que
resolve o problema das retenções por “nós energéticos”, controlada por poucos.
O PENSAMENTO LINEAR É "BIDIMENSIONAL"
OUTRAS DIMENSÕES DA REALIDADE - CARL SAGAN - CIENTISTA E ESCRITOR
“Trocando
em miúdos”, para nos apercebermos disto na prática temos que
aprender a distinguir PENSAMENTO de INTELIGÊNCIA, MEMÓRIA de
CONSCIÊNCIA, DESEJO de VONTADE e PAIXÃO de AMOR. O
homem se conhece como sendo seu PENSAMENTO, edificado pelos tijolos
das palavras, unidas numa arquitetura de IDEIAS, CRENÇAS e VALORES.
Não percebe que esta construção CONCEITUAL é uma reação da sua
MEMÓRIA, diferente de EXISTÊNCIA que ilumina todo o palco onde acontece a
AÇÃO. Confunde suas “motivações” subsidiadas por suas CRENÇAS
e VALORES que insuflam suas paixões, com a VONTADE que é a força natural que faz com que o
caos do universo relativo de Einstein, ser organize espontaneamente.
O
PENSAMENTO é MATÉRIA criado na química base celular e portanto só
pode conceber a si mesmo como matéria. Como esta conceituação é
muito insuficiente para decifrar a existência, o universo e ver em si mesmo o sofrimento a
que está sujeito, o PENSAMENTO se utiliza de CRENÇAS em IDEIAS às quais atribui VALORES, para criar um mundo “VIRTUAL”, paralelo à REALIDADE, ilusão onde julga viver.
O
AUTOCONHECIMENTO permite ao homem ver e entender as limitações do
seu PENSAMENTO, o que permite que deixe de ser usado por ele e passe
a usá-lo em favor da sua INTELIGÊNCIA, que se torna claramente
visível, quando o PENSAMENTO é entendido em todas as suas nuanças.
Este é o verdadeiro PODER e não o "possuir a vida", que o PENSAMENTO deseja. Uma mente clara, limpa, lúcida,
sensível, liberada em seus mais altos potenciais de INTELIGÊNCIA.
Se
o homem atinge este ponto de esclarecimento, consegue perceber com
clareza que a causa de seus males não reside nos indivíduos ao seu
lado, mas sim na INSUFICIÊNCIA de recursos de INTELIGÊNCIA provocados pelo PENSAMENTO, para compreender seus problemas. Isto muda a perspectiva da
visão crítica dos problemas humanos. Não existem CULPADOS, apenas
RESPONSÁVEIS. Não existe um MAL, mas uma INSUFICIÊNCIA.
Há
uma imensa libertação, um alívio, uma liberação de fluxo de
energia intenso no organismo do indivíduo que atinge este patamar de
esclarecimento. Entende-se o que são de fato os problemas que o PENSAMENTO enfrenta. A
vida adquire outras perspectivas enriquecedoras e entusiasmantes. ESTA É A MAIOR DE TODAS AS MOTIVAÇÕES.
Entretanto barreiras se interpõem. O AUTOCONHECIMENTO não é uma
disciplina acadêmica. Se o quisermos considerar uma filosofia, teremos
que acrescentar que seja eminentemente prática. Usa de criteriosa
observação e investigação científica, mas não é
necessariamente uma ciência. A ciência não consegue lidar com algo
que transcende o conceitual como a CONSCIÊNCIA, a INTELIGÊNCIA, a VONTADE e o AMOR, que não são matéria. Não estão
necessariamente no corpo, mas a ele se ligam pela MENTE, todos invisíveis ao
PENSAMENTO, mas fatores que permeiam e estão presentes em tudo. O AUTOCONHECIMENTO não
se presta a entender o que é a INTELIGÊNCIA, a CONSCIÊNCIA, a
VONTADE e o AMOR, mas ao contrário, se ocupa de entender
o que NÃO É ESTE
DESCONHECIDO, ou seja, entender o PENSAMENTO.
É
importantíssimo perceber que RELIGIÃO, as ciências, as filosofias
são coisas criadas pelo PENSAMENTO humano, “são cerebrais” e
portanto insuficientes para entender o que as transcende. Portanto é
preciso um grande exercício de humildade para aceitar o NÃO SABER
que este universo DESCONHECIDO nos impõe. Não é possível SABER o
que é a INTELIGÊNCIA, mas é possível SER a INTELIGÊNCIA
universal, o que é infinitamente melhor que só SABER.
É
possível a qualquer ser humano VER com clareza este TODO que somos. Nada é mágico, nem místico. A realidade e
algo simples, um fato. O que torna isto espetacular, inacreditável,
impossível, é o PENSAMENTO, que é por natureza materialista e o
MATERIALISMO é apenas uma CRENÇA como qualquer outra, pois o fato
é, que tudo é energia, condensada, ou desacelerada em diversos
níveis = E = mc².
Então
ser o PENSAMENTO ou ser a INTELIGÊNCIA é uma escolha!
Sempre
você e só você decide!
Wagner Benitez Nogueira
(16)
99136.9249 / 11 93211.1277
24/10/20
COMO POSSO AJUDAR? Uma reflexão sobre os VÍRUS, biológico e sócio-político que nos ameaçam. https://www.linkedin.com/pulse/como-posso-ajudar-wagner-nogueira/